
Agora vai. Após o inesperado fim da parceria com a MRio, há quase dois anos, a Rádio Manchete está migrando de 760 AM para 76,9 FM. A partir da próxima segunda, 8 de setembro, a emissora carioca (irmã da nossa saudosa TV Manchete) finalmente vai retomar sua programação ao vivo e desta vez com a sua antiga parceria.
Se você, assim como eu, acompanhou as fases da Rádio Manchete nos últimos anos, vai lembrar que houve uma programação comercial que havia sido inaugurada em 3 de julho de 2023, sob o comando de Raphael de França, neto do falecido comunicador carioca Luiz de França. O momento significou algo como o “renascimento da Manchete”, carregando também o legado da antiga rede de TV carioca que foi ao ar entre 1983 e 1999 — com direito a algumas referências, incluindo, por exemplo, a volta do programa Manchete Esportiva.
Com investimento forte numa programação popular com prestação de serviços e transmissões esportivas, a Rádio Manchete acabou sofrendo com a saída de alguns locutores. Sendo assim, a parceria de Raphael de França chegou ao fim no dia 7 de dezembro de 2023 — cinco meses após a tal reinauguração.
Esse “divórcio” acabou gerando uma segunda emissora na ocasião. Ou seja, enquanto a Manchete se preparava para retornar com a antiga programação musical (chamada pejorativamente pelos ouvintes cariocas de “vitrolão”), a “Manchete” do Raphael de França mudou de nome para Rede MRio. Utilizando alguns elementos da antiga fase da Manchete, as vinhetas (que já não mencionavam mais o nome da emissora) ainda contavam com a locução do Eloy Decarlo — o locutor-padrão da extinta TV Manchete — e programas esportivos como o Manchete Esportiva tiveram que mudar de nome. A MRio ficou no ar, somente pela internet, até meados de janeiro de 2024.

Vale lembrar que até a programação com o tal “vitrolão” ganhou uma nova roupagem no começo deste ano, com a essência retrô renovada em boa parte da programação musical e ficou com cara de FM. Isso aconteceu ao mesmo tempo em que a Manchete também deixou de lado aquele aspecto de “rádio velha”, como era bem estampada nas antigas vinhetas do prefixo da emissora e também na programação de músicas gospel nas madrugadas/manhãs (os clássicos do gênero deram lugar às músicas mais recentes/atuais). Escrevi sobre essa mudança aqui.
Olhando para o futuro mirando no passado
Agora, com a transição para os 76,9 FM no Rio de Janeiro, Raphael de França assume novamente o comando da programação da Manchete, seguindo aquele antigo estilo MRio. Não que a programação da Manchete em 2023 fosse um fracasso como um todo. Pelo contrário, tinha potencial de crescimento.
Dá pra notar algumas semelhanças no formato da nova programação com a grade de dois anos atrás. Pela manhã, por exemplo, Raphael de França continua na faixa das 9h às 12h. O jornalístico Panorama Manchete (que era apresentado com uma versão recauchutada do tema do Jornal da Manchete — “Videogame”, do grupo Roupa Nova) continua nos finais de tarde.

O Manchete Esportiva continua na mesma faixa das 19h às 21h. A Voz do Brasil será apresentado novamente das 21h às 22h. A programação da tarde terá novos programas que devem misturar humor, notícias e seleção musical variada. As transmissões de futebol irão voltar em algum momento, com equipe a ser anunciada em breve.
Agora, o que mais chamou atenção deste colunista que vos escreve é a adição de músicas internacionais — já que faz falta agora e também na antiga grade de 2023. O programa Love Times, que será apresentado das 22h às 0h, muito provavelmente vai me prender nesse horário, já que eu sou fã de clássicos românticos desde sempre. Inclusive, diferente de 2023, essa faixa terá locução ao vivo garantida, no caso por Alberto Brizola.
Como toda rádio popular, vai ter um gênero musical ou outro que (dependendo do gosto musical de cada um) é bem ruim mesmo. Mas é bom saber que a Manchete vai continuar investindo, de alguma forma, em clássicos. Vai ter boa música em algum ou outro momento da programação. E seria bem legal se a Rádio Manchete resgatasse também as vinhetas da extinta Manchete FM, que são atemporais e evocariam a nostalgia. Quem sabe, né?
Ah, e não menos importante, Eloy Decarlo está de volta. A inconfundível (e inimitável) voz padrão da TV Manchete já está presente nas chamadas e vinhetas da Manchete desde a manhã deste domingo (31), quando houve a troca de playlists. Nem preciso dizer que a voz do Eloy representa um elo emocional com a marca que remete à fase de ouro dos Bloch.
E claro, resta torcer pra que essa nova encarnação da Rádio Manchete dê certo dessa vez. Que dure mais de 5 meses. De preferência, ad aeternum.
Ouça um trecho da Manchete ainda com a playlist antiga — com a chamada do já extinto programa Almoço com o Rei — pela 76,9 FM do Rio de Janeiro: