
Após as exibições originais dos episódios 29 e 30 de Kamen Rider Build, eu disse aqui neste mesmo Blog Daileon que a dupla personalidade de Blood Stalk o consagraria como o maior vilão da franquia. Eu não vou citar o que vai acontecer pela frente, para não atrapalhar a experiência de quem está vendo a série pela primeira vez. Mas até aqui, deu pra perceber que sua astúcia e ambição superam a atuação de Shadow Moon, o clássico vilão de Kamen Rider Black.
Stalk está ajudando Namba a fomentar a guerra, por mais que ela já estivesse terminada. Mas ele é frio e calculista, e tem seus objetivos para obter mais poder com a Caixa de Pandora. Recentemente, Stalk matou Masakuni Mido e ainda modificou o rosto de Namba para se passar no lugar do Primeiro Ministro da região de Seito. Tudo para dominar a região de Touto.
A misteriosa Torre de Pandora foi erguida e as Indústrias Pesadas de Namba apresentam seus novos soldados, os Guardiões Hard. Para complicar ainda mais, Misora despertou novamente os poderes da pulseira marciana, agora se apresentando como a entidade chamada Vernage, a rainha de Marte.
Vernage revela que Marte foi destruído pela Caixa de Pandora sob a ação de Evolto. Você deve ter se lembrado desse nome quando Vernage citou em sua primeira aparição há alguns episódios, não é mesmo? Mas as surpresas não param. Há uma suspeita de que Ryuga Banjo pode não ser humano.

Namba e Stalk têm interesses na guerra, mas cada um com seus objetivos próprios para dominar a Terra. É cobra engolindo cobra, como diz um ditado popular aqui no Ceará. Um pode trair o outro a qualquer momento, mas Stalk, ou melhor, quem pode estar o controlando, é ainda mais ambicioso.
O que dá a entender até aqui é que Isurugi tem uma boa personalidade e queria impedir que seu outro eu, o Stalk, tomasse posse da Caixa de Pandora. É praticamente o que acontecia com Saga de Gêmeos, na saga do Santuário em Os Cavaleiros do Zodíaco. Bom, se Stalk já era um vilão grandioso, esse detalhe que ainda tem muito a ser explicado já o coloca no topo.
Mas esse personagem ainda vai surpreender muito mais até o fim da série. Espere e verá.
Curiosamente, Vernage foi dublada na versão original por Sora Amamiya. Em maio de 2018, foi diagnosticada com cordite, o que reduziu sua carga de trabalho, incluindo seu papel na série, a fim de dar tempo para a recuperação. Kaho Takada, que interpreta Misora, tinha sua voz trocada sempre que a personagem era possuída por Vernage. A versão brasileira, realizada pelo estúdio Clone, optou por escalar a dubladora Monalisa Capella como as duas personagens.

Curiosidades
- Os episódios 29 e 30 de Kamen Rider Build foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 1° e 8 de abril de 2018, respectivamente.
- A série ganha uma nova sequência de abertura a partir do episódio 29.
- Ainda na nova abertura, na cena do café, Kazumi Sawatari olha fixamente para um violino. Uma clara referência ao antigo papel do ator Kouhei Takeda, mais precisamente como Otoya Kurenai de Kamen Rider Kiva (série de 2008, inédita no Brasil).
- No episódio 29, é mencionado mais uma vez um tipo de moeda usada no Mundo de Build que não é o iene (¥), mas algo conhecido como dolk, que se assemelha muito a uma cédula de US$ 1. A moeda dolk já tinha sido mencionada no episódio 23.
- O episódio 30 marca a última vez que Build usa Rabbit Tank, sua principal forma, até o último episódio.
- Este mesmo episódio apresenta o retorno da forma regular do Cross-Z após sua última aparição no episódio 17, devido à destruição do Sclash Driver de Ryuga e da Dragon Sclash Jelly.
Dublador da semana

Gilmar Lourenço é o dublador de Masakuni Mido e também de Shinobu Katsuragi em Kamen Rider Build. Ele também participou da dublagem do filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020), emprestando a voz para Makio Nodachi e o narrador. Ainda no tokusatsu, Lourenço dublou Lord Arcanon em Power Rangers Dino Charge.
Em produções de animê, Lourenço se destaca como Killer Bee em Naruto Shippūden, Pastor Nick em Attack on Titan, entre outros papéis.
*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.