
Kazuyoshi Yamada foi um dos dublês de Jaspion e também de outros Metal Heroes como Spielvan, Metalder e Jiraiya. Ele faleceu no último dia 13 de setembro e a nota de falecimento veio nesta semana por meio do ator Hiroshi Watari em seu perfil no Instagram. Vimos Yamada interpretando outros personagens — sem máscara — como Umibozu em Sharivan e o heroico Barlock em Metalder.
Ainda em Metalder, Yamada interpretou um personagem em um arco de dois episódios, que tiveram as participações de astros do tokusatsu, especialmente das franquias Metal Hero e Super Sentai. Dentre rostos conhecidos pelo público brasileiro, a participação de Yamada foi bem curiosa na ocasião.
Os episódios 25 e 26 de Metalder foram exibidos originalmente em 4 e 11 de outubro de 1987. Vale citar que, a partir de então, a série havia deixado o horário nobre das segundas para ir ao ar nas manhãs de domingo pela TV Asahi. Curiosamente, as datas coincidem com as respectivas exibições dos dois primeiros episódios de Black Kamen Rider — que passava em um pool entre as emissoras MBS e TBS.
Provavelmente, a mudança de horário de Metalder ocorreu pela baixa audiência da série, que mal conseguia atingir os 10%, diferentemente das séries anteriores da franquia. E nada melhor do que chamar veteranos do tokusatsu para uma participação especial. Eram eles: Kenji Ohba (Gavan), Junichi Haruta (MacGaren em Jaspion), Hiroshi Watari (Sharivan, Spielvan e o Boomerman em Jaspion), Makoto Sumikawa (Lady Diana em Spielvan), Sumiko Tanaka (a segunda Yellow Four em Bioman) e Kazuyoshi Yamada.

Quem assistiu Metalder na primeira exibição no Brasil, em 1990, pela Bandeirantes (atual Band), provavelmente reconheceu Haruta e Watari por suas atuações em Jaspion. Só a partir do ano seguinte é que veríamos Ohba em Gavan e Sumikawa em Spielvan. Tanaka era um rosto desconhecido, já que Bioman jamais foi exibido no Brasil. Mas muitos anos depois, no início das comunidades e grupos nas redes sociais, Yamada ainda era um “desconhecido” entre os fãs mais antigos que estavam redescobrindo o tokusatsu.
Yamada teve uma participação importante entre o sexteto de dublês da antiga JAC (Japan Action Club; atual Japan Action Enterprise), que interpretou outros personagens em Metalder. Eles eram uma espécie de “esquadrão da JAC” na trama deste arco duplo da série. Já Yamada interpretou um membro do sexteto com um temperamento forte.
Sua versatilidade nas séries Metal Hero o tornou diretor de ação nas séries Jiban (1989), Janperson (1993) e Blue SWAT (1994), além de contribuir também para as franquias Kamen Rider e Super Sentai.
Descanse em paz!