Revisitando Kamen Rider Build: Adeus, Stalk! A revelação do grande vilão de Marte

Kamen Rider Evol aparece | Divulgação: Toei

Os episódios 33 e 34 de Kamen Rider Build marcaram pontos importantes: o fim do arco da Invasão de Seito e o início do arco de Evolto, respectivamente. Agora, surge uma nova ferramenta de transformação que (mais uma vez) muda os rumos da série, que fica mais imprevisível a cada episódio.

Com o sequestro do Primeiro Ministro de Touto, Himuro Taizan, Soichi Isurugi/Blood Stalk exige de Sento o Evol Driver, em troca da liberdade do Primeiro Ministro. Evol Driver, que serve de base para o Build Driver, foi danificado em Marte. Mas foi consertado por Shinobu Katsuragi e escondido por seu filho, Takumi Katsuragi — que é Sento Kiryu antes de perder a memória e com o rosto modificado por Stalk.

Assumindo o corpo de Isurugi desde o início, Evolto finalmente faz sua pose de transformação | Divulgação: Toei

O Evol Driver foi criado para que Evolto assuma sua forma suprema. Ele, na verdade, possuiu o corpo de Soichi Isurugi há 10 anos. Isso explica o motivo de ele ativar a Caixa de Pandora na época, causando a Tragédia de Sky Wall. Uma virada de jogo fez com que Soichi, ou melhor, Evolto obtivesse novamente o Evol Driver. Assim, ele se transforma em Kamen Rider Evol, ficando ainda mais forte.

Como consequência desse poder, a vida de Taizan foi sacrificada para salvar a vida de Gentoku, que, como Kamen Rider Rogue, já estava para perder a luta contra Evol. No fim das contas, o plano de Gentoku em se passar por vilão para tentar reunificar o Japão fracassou e ainda ceifou a vida de seu pai.

Evol atingiu Sento com um veneno que o mataria em 3 dias. Mas, astuto como uma cobra, ele também arquitetou toda a situação para poder enfrentar Ryuga Banjo, fazendo com que ele aumentasse ainda mais seu Nível Hazard, atingindo seu lado emocional. Desta vez, ele revela que Takumi Katsuragi havia descoberto que Stalk e Banjo são formas alienígenas do Evolto, que vieram para destruir a Terra.

E como uma boa surpresa do roteiro de Shogo Muto, Evolto agora possui o corpo de Banjo e aproveita para curar Sento. Mas, conhecendo o vilão (que já não é mais o Stalk), é provável haver outro plano por trás — e Sento pode estar caindo na armadilha. O fim da Terra está próximo? A única certeza até o momento — pelo menos para quem está vendo a série pela primeira vez — é que Evolto é, sim, o maior vilão de todos os tempos da franquia Kamen Rider.

A forma Evol Dragon, resultado do controle de Evolto sob o corpo de Ryuga Banjo | Divulgação: Toei

Curiosidades

  • Os episódios 33 e 34 de Kamen Rider Build foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 29 de abril e 6 de maio de 2018, respectivamente.
  • No episódio 33, Kazumi permanece transformado.
  • O episódio 33 é o primeiro em que o Build Driver diz “Build Up!” ao inserir o Frasco Full Full Rabbit Tank, já que episódios anteriores, desde a estreia da série, não anunciaram isso. Isso também acontece no episódio final.
  • O episódio 33 é o único da série em que Evolto/Soichi Isurugi se transforma em Blood Stalk e Kamen Rider Evol.
  • Ainda no mesmo episódio, a pesquisa de Shinobu Katsuragi sobre o Evol-Driver e o Evolto foi escrita em inglês. Isso também revela indiretamente que Sento e Sawa sabem ler inglês.
Evol e Utsumi seguram “versões” diferentes da Arma Transteam | Divulgação: Toei
  • Aos 51 segundos do episódio 34, Evol e Utsumi seguram “versões” diferentes da Arma Transteam. Utsumi segura o brinquedo DX, enquanto Evol segura o acessório original. Esta cena chama a atenção para a grande diferença de tamanho entre as versões da arma.
  • O episódio 34 revela que havia um Gorilla Fullbottle antes da criação daquele visto na série, explicando por que Takumi Katsuragi foi capaz de se transformar no Kamen Rider Build Gorilla Mond em Kamen Rider Ex-Aid: True Ending (2017) e no penúltimo episódio de Kamen Rider Ex-Aid, antes do Gorilla Fullbottle ser criado por Sento.
  • Isso também revela que uma Garrafa Cheia pode ser transformada novamente em uma Garrafa Vazia.
  • Sento Kiryu morre brevemente no episódio 34 antes que a remoção do veneno o ressuscite. Como acontece em meados de 30 episódios de uma série típica da Fase 2 de Heisei, o protagonista geralmente morre antes de retornar à sua forma final.
  • No episódio 34, após o ataque final de Cross-Z Magma e Evol antes de resultar em uma explosão, apenas o corpo de Ryuga foi visto intacto na tela, com Evolto agora de posse de seu corpo, enquanto o destino do corpo de Soichi Isurugi é mostrado mais tarde no episódio seguinte.
  • O episódio 34 é o primeiro desde a estreia da forma Tank Tank em que Build não a assume.
  • O mesmo episódio também mostra a possessão de Ryuga Banjo por Evolto e a verdade por trás do assassinato de Takumi Katsuragi.
  • O episódio 34 marca a última aparição televisionada de Blood Stalk.

*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.


Deixe um comentário