O futuro após o possível fim de Super Sentai

Zyuranger, a série Super Sentai que originou Power Rangers | Divulgação: Toei

Ainda sobre a notícia extraoficial sobre o possível fim das séries Super Sentai, publicada pela imprensa japonesa nesta quinta (30), fala-se sobre a possibilidade de um rebranding da franquia. Sinceramente, não consigo pensar em Super Sentai com outro nome — a não ser como Power Rangers, é claro.

Vejo isso como uma possível criação de outra franquia no lugar. E não é que isso também foi piada no final da segunda e última temporada de Akibaranger, lá em 2013? Na paródia produzida pela própria Toei, o esquadrão não-oficial teve que impedir o fim de Super Sentai e a estreia de uma nova série tokusatsu na faixa dominical.

No caso, era o Prism Ace, que era uma paródia de Ultraman com referências à briga judicial entre a produtora japonesa Tsuburaya e a produtora tailandesa Chaiyo. Mas logo descobrimos que o espalhafatoso herói gigante era o grande vilão da temporada. Mas parte dessa piada não deixa de ser irônica agora, depois que a imprensa japonesa soltou a bomba que repercutiu entre fãs e até antigos astros principais das séries Super Sentai.

Pode ser que surja outra franquia de tokusatsu no lugar de Super Sentai? Sim. Acredito que essa possibilidade está na mesa da Toei. Pode ser que algum ou outro elemento da franquia seja aproveitado como uma releitura. Uma nova tentativa é válida, sem dúvida. Mas tal mudança não seria natural como, por exemplo, na criação de Ultraman, Kamen Rider e Metal Hero — que tiveram contextos diferentes e não tiveram esta pretensão no início. Os tempos são outros agora.

A notícia sobre o possível fim de Super Sentai tem um impacto muito grande no tokusatsu. Toda franquia tem seus altos e baixos e é normal. Super Sentai segurou a peteca até o momento, mas a queda da venda de brinquedos é um sinal de saturação da marca. Isso não vem de hoje e é um ponto que não pode ser ignorado de maneira alguma.

A franquia já não tem mais a mesma força de 10, 15 anos atrás, comercialmente falando. Um hiato seria o melhor para a franquia Super Sentai neste momento. Mas se a Toei resolver criar outra franquia no lugar, o desafio para se tornar um sucesso e se manter será outro. No mais, ainda temos que aguardar uma resposta oficial da Toei e até um registro de uma possível nova série Super Sentai — que até agora não veio.


Deixe um comentário