‘Rainha da Sucata’ e ‘Metalder’ tiveram uma mera coincidência no horário nobre da TV

Rainha da Sucata e Metalder

Estrelada por Regina Duarte, a namoradinha do Brasil, a novela das oito Rainha da Sucata será reprisada a partir desta segunda (3) no bloco Vale a Pena Ver de Novo, nos finais de tarde da Globo. Você sabia que a novela, assinada por Silvio de Abreu, tinha uma mera coincidência com uma série tokusatsu até então inédita no Brasil?

Rainha da Sucata foi ao ar pela primeira vez em 2 de abril de 1990, e seu último capítulo foi exibido em 27 de outubro do mesmo ano, totalizando 179 capítulos. Havia uma certa disputa no horário de exibição da novela, que ia ao ar pela emissora carioca geralmente às 20h30. Segundo Silvio de Abreu, os capítulos da trama foram esticados para diminuir o impacto da versão original da novela Pantanal, que se tornara o programa de maior audiência da história da extinta Rede Manchete.

“Como a Manchete nunca começava ‘Pantanal’ antes do fim de ‘Rainha da Sucata’, a gente esticava o capítulo para que a novela deles começasse cada vez mais tarde e perdesse a publicidade do horário nobre. Foi com ‘Rainha da Sucata’ que as novelas ficaram desse tamanho que são hoje. Antes o capítulo de uma novela das 20h tinha, sem os intervalos, pouco mais de 30 minutos de duração e começavam às 20h30 e terminavam pontualmente às 21h30”, disse o autor em entrevista para o portal UOL.

Programação da Globo e da Manchete em 2 de abril de 1990 | Reprodução: Jornal do Brasil

A vez do herói injustiçado

Apesar de nunca ter sido concorrente direta de Pantanal no horário nobre, Rainha da Sucata era exibida no mesmo horário das séries tokusatsu na Bandeirantes (atual Band), pelo menos nos primeiros meses de exibição da novela. Em dezembro de 2024, escrevi aqui no Blog Daileon sobre a “concorrência” dos clássicos Goggle Five e Machineman contra Tieta, novela que já estava em suas últimas semanas de exibição.

Em 2 de abril de 1990*, Rainha da Sucata estreou um pouco mais tarde que o horário habitual das novelas desta faixa, depois das 21h*. Ou seja, Rainha da Sucata estreou no mesmo dia e hora de outra estreia, programada pela Bandeirantes. No caso, era a série Metalder — O Homem Máquina (Choujinki Metalder; 1987-88).

Além do simples fato de serem exibidos no mesmo horário — algo que durou poucos meses —, Rainha da Sucata estreou mais tarde, no mesmo horário de Metalder, devido ao Horário Eleitoral Gratuito reservado ao PMDB, que foi ao ar em todos os canais abertos das 20h30 às 21h, do dia 2 de abril de 1990.

Com isso, a Bandeirantes não exibiu Goggle Five às 20h30 e Metalder estreou na faixa das 21h. Um horário interessante, porém ingrato para uma ótima série que nunca teve o devido reconhecimento no Japão nem mesmo no Brasil.

Programação da Bandeirantes em 2 de abril de 1990 | Reprodução: Jornal do Brasil

Em tempo: Metalder era exibido, inicialmente, todas as segundas, quartas e sextas às 21h*. Sua primeira fase na Bandeirantes foi encerrada em 21 de dezembro de 1990*, quando estava em exibição no extinto bloco vespertino TV Criança. Houve uma segunda fase de exibição na emissora do Morumbi, como tapa-buraco nas tardes de sexta, mas que durou pouco: entre 29 de março e 26 de abril de 1991*.

*Créditos de datas das séries tokusatsu: Matheus Mossmann


Deixe um comentário