Kamen Rider: análise dos semifinalistas no Torneio de Dublagem

Kamen Rider Kabuto (2006) | Divulgação: Toei

O público brasileiro gosta tanto de séries Kamen Rider da era Heisei que ainda anseia por uma versão brasileira. Em 1º de setembro, a Sato Company anunciou o Torneio de Dublagem, votação que definirá qual a próxima série do catálogo da distribuidora que vai ganhar dublagem a partir de 2026. Confira a seguir a minha análise dos semifinalistas na competição.

1º semifinalista: Kamen Rider Kabuto

A série de 2006 foi uma grande surpresa. Até então, a grande favorita neste chaveamento direto do Round 1 para a semifinal era Kamen Rider Saber (2020), por ser uma produção mais recente. Já nas primeiras horas da votação, Kamen Rider Kabuto se manteve à frente e venceu o concorrente por 75%.

Kabuto é uma das séries mais queridas pelo público, servindo como comemoração aos 35 anos de Kamen Rider e sendo a primeira produção da franquia exibida em HD. Foi estrelada por Hiro Mizushima, que protagonizou o filme O Mordomo de Preto (2014) — distribuído no Brasil pela Sato Company.

2º semifinalista: Kamen Rider Ex-Aid

Kamen Rider Ex-Aid (2016) | Divulgação: Toei

Na segunda e última competição direta do Round 1 para a semifinal, a série de 2016 venceu Gavan na competição por 83%. Aliás, Gavan foi a única série da votação que não faz parte da franquia Kamen Rider. Se vencesse, ganharia uma redublagem. Independentemente do resultado, a Sato Company mantém a dublagem original de Gavan, realizada em 1991 pelo extinto estúdio carioca VTI Rio.

Isso é compreensível, já que, apesar dos deslizes da dublagem, ela melhora consideravelmente a partir do episódio 4, quando Marco Ribeiro substitui o saudoso Orlando Prado no papel do herói-título. Por mais que eu estivesse torcendo para ver como seria uma redublagem de Gavan, reconheço que seria mais interessante termos uma dublagem inédita de Kamen Rider, para atrair novos fãs de tokusatsu.

Em tempo: Kamen Rider Ex-Aid é uma ótima série. Não se engane pelo visual estranho dos personagens, porque ela surpreende bastante pela trama e garante boas surpresas. O elenco principal é carismático e vale aqui destacar a excelente interpretação de Tetsuya Iwanaga como o misterioso Dan Kuroto.

A primeira semifinal, entre Kamen Rider Kabuto e Kamen Rider Ex-Aid, começou no dia 6 e vai até 13 de novembro.

3º semifinalista: Kamen Rider Den-O (2007)

Kamen Rider Den-O (2007) | Divulgação: Toei

Em uma disputa acirrada no Round 2, Kamen Rider Den-O venceu Kamen Rider Zero-One por 52%. Outra surpresa na competição, já que Zero-One também era um dos favoritos por já ter um elenco de dublagem definido no filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020). Não será dessa vez.

Kamen Rider Den-O é muito querido pelos fãs por seu tom bem-humorado e rendeu mais alguns filmes após o fim da série de TV. Den-O é estrelado por Takeru Satoh, o primeiro protagonista das séries Kamen Rider nascido na era Heisei. Ele também ficou bastante conhecido por interpretar Kenshin Himura nos filmes live action de Samurai X.

4º semifinalista: Kamen Rider 555 (Faiz; 2003)

Kamen Rider 555 (Faiz; 2003) | Divulgação: Toei

Por 64% dos votos, Kamen Rider 555 se torna o último semifinalista do torneio, vencendo Kamen Rider Ryuki. A preferência do público fez com que a série de 2003 eliminasse Kamen Rider Kuuga (que quase ganhou uma dublagem nos anos 2000) da disputa, já no primeiro round.

Kamen Rider 555 (Faiz) é uma das melhores séries da franquia. E não é à toa, já que o roteiro tem a assinatura do grande Toshiki Inoue (o mesmo de Jetman e Kamen Rider Agito). A série popularizou os atores Kento Handa e Kohei Murakami como os rivais Takumi Inui/Kamen Rider Faiz e Masato Kusaka/Kamen Rider Kaixa, respectivamente. Sua produção mais recente foi o filme Kamen Rider 555 20th: Paradise Regained (2024; inédito no Brasil), que se passa 20 anos após o fim da série de TV.

A segunda semifinal, entre Kamen Rider Den-O e Kamen Rider 555, será de 13 a 20 de novembro.

As votações estão disponíveis apenas para os assinantes do Clube de Membros TokuSato, no YouTube. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 27 de novembro.


Deixe um comentário