
Agora é oficial! No.1 Sentai Gozyuger vai mesmo encerrar a franquia Super Sentai quando chegar ao fim, no início de 2026. A partir desse instante, estreia Super Space Sheriff Gavan Infinity, a primeira série da mais nova franquia da Toei, Project R.E.D., anunciada na manhã desta segunda (24) — pelo horário de Tóquio (domingo à noite aqui no Brasil).
Isso confirma boa parte dos rumores que andaram circulando nas últimas semanas pela imprensa japonesa. Falava-se de um “rebranding” de Super Sentai como estratégia de criar uma nova marca, com possibilidade de exportação para outros países, já que os heróis multicoloridos possuem restrições contratuais por conta da Hasbro, atual detentora dos direitos de Power Rangers.
Como a empresa americana representa todas as séries Super Sentai no Ocidente, inclusive as que jamais foram adaptadas, é mais vantajoso para a Toei criar uma nova marca no lugar. E ainda mais considerando que Super Sentai, uma franquia tradicional com 50 anos de trajetória, vem sofrendo desgaste, tanto comercialmente quanto em termos de narrativa.
A sigla do Project R.E.D. vem de “Records of Extraordinary Dimensions”, que em japonês é dito como “Choujigen Eiyuu Tai” (“Crônicas dos Heróis Transdimensionais”, em tradução livre). Por outro lado, a nova franquia será formada por heróis com trajes da cor vermelha. Pelo menos no início, Project R.E.D. servirá como extensão da antiga franquia Metal Hero, transmitida originalmente pela TV Asahi entre 1982 e 1999 — e popularmente conhecida no Brasil por clássicos como Jaspion (1985), Jiraiya (1988) e Jiban (1989).

Título registrado nas primeiras horas do dia 19 de novembro (horário de Tóquio), Gavan Infinity é derivado da série original de Gavan (1982) e não será um reboot. Segundo a Toei, “um novo Gavan herdou a natureza inovadora do herói original, ao mesmo tempo em que reconstrói seu universo do zero”.
A nota oficial ainda ressalta: “Inteligência artificial, exploração espacial, empreendimentos comerciais no espaço… previsões de ‘futuro’ que as pessoas tinham nos anos 80 hoje se tornaram realidade. É justamente neste momento de avanços tecnológicos acelerados que se torna possível criar imagens e narrativas com um impacto e uma verossimilhança únicos. É nesse contexto que o novo Gavan nascerá.”
O interessante é que o Project R.E.D. já nasce com a intenção de conectar diferentes universos e se expandir para outros caminhos. Talvez aconteçam citações/referências às séries Metal Hero, mas o foco será olhar para frente. O objetivo do Project R.E.D. é mirar na produção de novos heróis e criar um caminho mais independente, construindo um novo universo parecido com os moldes da Marvel e da DC.
Ainda é cedo para sabermos os detalhes, mas dá pra notar que o projeto é mais robusto do que na época da franquia Metal Hero — que era apenas uma linha de heróis da Toei que sequer era apresentada com esse nome durante aquele período de 17 anos (o termo foi adotado pela Toei no início da década de 2000). Vale lembrar que todo o contexto da época teve várias experimentações, como mudanças de temas, por exemplo.

As expectativas são bastante altas e novas informações serão divulgadas a partir do próximo domingo, 30 de novembro. Quem sabe, já com um trailer ou mesmo com o visual completo do Gavan vermelho. Project R.E.D. será uma ótima tentativa da Toei de atrair público mais jovem, que já vinha acompanhando Super Sentai, sem deixar de lado os fãs das antigas séries Metal Hero.
Gavan é sinônimo de nostalgia, muito mais para o público japonês do que para o brasileiro, que está redescobrindo a série clássica com o recente relançamento pela Sato Company. Não vejo isso como falta de criatividade, mas sim como uma forma de abrir caminho para explorar a visão de futuro que a série original de 1982 tinha, agora como releitura visual e tecnológica.
Sem dúvida, Gavan Infinity surge como carro-chefe das produções de tokusatsu para 2026. E tomara que a Toei libere um simulcast, como está acontecendo agora com Kamen Rider Zeztz. Seria um baita pontapé inicial.