
Show do Milhão é um verdadeiro clássico do saudoso Silvio Santos, atualmente apresentado por sua filha número 4, Patrícia Abravanel. Quem assistiu à edição deste domingo (14) no SBT, com participações de celebridades, teve uma surpresa com a seguinte pergunta sobre tokusatsu: “Qual o primeiro super-herói japonês a fazer sucesso na TV brasileira?”
A vez de responder era da atriz, produtora e diretora Débora Lamm, que ficou na dúvida entre as opções 1) Jaspion; 2) Spectreman; 3) Ultraseven; 4) National Kid. “Eu acho que é o National Kid, mas eu não vou chutar”, respondeu Lamm. A essa altura do jogo, ela já tinha recorrido a alternativas como cartas, universitários e assistente virtual. Só havia restado um dos três pulos.
Lamm não tinha muita certeza e frisou que era “baseada em nada”. Se ela ao menos chutasse e apostasse em National Kid (sim, ele foi o primeiro super-herói japonês de sucesso no Brasil), ela poderia ganhar R$ 40 mil no programa.
Após o pulo, Patrícia disse que achava que a opção estava certa e ainda perguntou aos universitários. O humorista cearense Falcão — que formou o trio de universitários ao lado dos jornalistas Chico Barney e Carlos Nascimento — respondeu com convicção que a resposta certa era National Kid.
Convenhamos que a pergunta era fácil, mesmo para quem não é um fã inveterado de tokusatsu. Mas infelizmente Lamm parou de jogar levando R$ 30 mil e poderia ganhar mais se tivesse apostado no herói da quarta dimensão. Uma pena.
Só pra citar: National Kid (1960) estreou no Brasil em 1964. Ultraseven (1967), Spectreman (1971) e Jaspion (1985) estrearam no Brasil em 1971, 1980 e 1988, respectivamente.
Curiosamente, esta edição do Show do Milhão teve a presença de Leda Nagle, como competidora, e de Carlos Nascimento, como um dos “universitários”. Ambos os jornalistas foram âncoras do Jornal Hoje, em diferentes épocas da Globo. Pena que Leda não foi sorteada para jogar. Será que ela acertaria essa pergunta sobre tokusatsu? Provavelmente sim, quem sabe.
Assista ao vídeo (a partir dos 37 minutos):