
Seja sincero: você está animado com a reta final de Gozyuger? Eu também faço parte do time que faz coro com meu amigo Danilo Modolo, que ultimamente diz no canal TokuDoc “acaba logo, Gozyuger!”. Pois é. A última série Super Sentai chega ao fim no próximo fim de semana e não vai deixar nenhuma saudade. Tá certo que a trama teve bons momentos, mas seu potencial foi desperdiçado pela própria roteirista Akiko Inoue.
Infelizmente, Akiko não está à altura de seu próprio pai, o também roteirista Toshiki Inoue, que, vejam vocês, já escreveu grandes clássicos do tokusatsu como Jetman — série Super Sentai de 1991 —, por exemplo. No início de Gozyuger, acreditei que ela poderia explorar os mesmos elementos que seu pai já adotou em outras produções do gênero, explorando ao máximo os problemas de personagens. Mas Akiko seguiu por caminhos mais “fáceis” para o roteiro. Deixou os últimos episódios sem graça e previsíveis.
Um grande exemplo disso é o protagonista Hoeru Tono/Gozyu Wolf. Alguma surpresa de que ele venceria a disputa pelos Sentai Rings? Nenhuma, né? Aliás, isso era óbvio desde o começo e o roteiro de Akiko dá aquela forçada de barra para o jovem herói se destacar. Veja: Hoeru não tem senso de liderança e nem carisma. E nem sou eu quem disse, mas sim o próprio Origa Red, que apareceu recentemente na série. Eu acrescento dizendo que seu intérprete, Mio Fuyuno, é um ator de quinta categoria.
Voltando o nosso foco para os momentos finais de Gozyuger: a expectativa é que Hoeru vença, enfrente Fire Candle pela última vez e faça o seu desejo. E qual seria? Adivinha: fazer com que seus companheiros retornem e a paz volte a reinar. Ponto. Vai rolar alguma surpresa? Talvez, mas vamos lembrar que as resoluções de Akiko Inoue para os personagens estão “fáceis” demais. Então, pés no chão e não espere um final marcante.
Pelo contrário. Gozyuger vai encerrar esse ciclo de meio século de Super Sentai com gostinho amargo de decepção. A polêmica demissão de Maya Imamori — a atriz original de Sumino Ichikawa/Gozyu Unicorn — também é um ponto negativo para a atual série. Essa agonia vai acabar logo mais, quando Hoeru confessar seu desejo para Tega Sword.
Tomara que domingo chegue logo para que Super Sentai entre em um merecido hiato. A Toei precisa respirar novos ares — e nós também — com a estreia de Gavan Infinity, que vem com a promessa de explorar o conceito do multiverso na nova franquia de tokusatsu, o Project R.E.D..
E, sim, quem merecia vencer a disputa era Mashiro Kumade/Gozyu Polar, que lutou e se sacrificou no penúltimo episódio, exibido neste domingo (1º), enfrentando o terrível Lex.