Waldyr Sant’anna foi vilão de Gavan e capataz do Sinhozinho Malta

waldyrsantanna
Waldyr em 1985 como Terêncio na novela Roque Santeiro (Foto: Divulgação/Globo)

Uma das vozes que a gente não esquece é a aquela que sempre dizia “Marge!” ou mesmo “D’oh!”. O primeiro dublador brasileiro de Homer Simpson, certamente foi o mais expressivo. De longe deixou uma marca na formação original do elenco de dublagem da série animada Os Simpsons, da Fox, pelo estúdio carioca VTI. Isso sem mencionar que Waldyr Sant’anna era o dublador que fazia toda a graça ao pai de família careca e atrapalhado.

Waldyr também fazia a voz de Eddie Murphy em filmes como Um Príncipe em Nova Iorque48 Horas. Curiosamente a frase onde Murphy dizia que o dia estava sendo horrível e relatava rapidamente tudo o que passou até dizer que estava de péssimo humor já foi usado em chamadas do famoso programa de humor cearense Nas Garras da Patrulha, em sua versão radiofônica pela rádio Verdes Mares (ou Verdinha) AM, de Fortaleza.

Sant’anna deixou também uma breve contribuição na dublagem das séries tokusatsu interpretando vários monstros em Gavan (ou Space Cop, no Brasil), de 1982. E foi na mesma série que se fixou como o vilão San Dorva (vivido por Ken Nishida), o filho de Don Horror, chefão do grupo maligno Makku. Esta dublagem também foi feita na VTI, praticamente na mesma época em que Os Simpsons estava começando por aqui. Além fazer pontas em outras séries japonesa como Ultraman Tiga, Patlabor, Speed Racer, etc.

sandorva
San Dorva foi um dos vilões interpretados por Sant’anna em Gavan, pela VTI (Foto: Divulgação)

Na Globo, Waldyr participou de novelas como Água Viva, Guerra dos Sexos, O Salvador da Pátria, Suave Veneno, das séries Sex Appeal, Mulher e chegou a emprestar a sua voz para o Vidro Azul na versão clássica de O Sítio do Picapau Amarelo. Mas foi na novela Roque Santeiro onde certamente ficou mais lembrado. Lá ele foi Terêncio, o capataz do Sinhozinho Malta (Lima Duarte) que sempre cometia crimes no lugar de seu patrão. Tudo na base do “não me digue nada, eu não sei de nada” (como o próprio Malta dizia).

Tive a oportunidade de assistir uma palestra de Waldyr na sétima edição do evento Sana, em 2007, aqui em Fortaleza, ao lado de Leonardo Camilo (Ikki de Fênix em Os Cavaleiros do Zodíaco). Muito simpático, respondia as perguntas dos fãs e não escondia a vontade de voltar a dublar Homer mais uma vez, nem que fosse no filme da série que estreou nos cinemas no ano seguinte.

Entre tantos trabalhos em séries, filmes e novelas, Waldyr Sant’anna era uma das grandes vozes que se cala, porém jamais em nossa memória.

Waldyr morreu aos 81 anos neste sábado (21).


Um comentário sobre “Waldyr Sant’anna foi vilão de Gavan e capataz do Sinhozinho Malta

Deixe um comentário