
A TV francesa está à frente da Nickelodeon americana e exibiu com dez dias de antecedência o episódio que introduz o Policial do Espaço Skyfire em Power Rangers Super Ninja Steel. O episódio “A New Ally” foi exibido primeiro pela emissora infanto-juvenil Gulli na quarta-feira da semana passada e será finalmente exibido no próximo sábado (22) nos EUA. As suspeitas se confirmaram e o tal Skyfire é na verdade uma contraparte americana de Jiraiya.
Antes mesmo da confirmação, houve uma polemiquinha gerada por saudosistas da Manchete. Algo que parecia ter desaparecido mesmo com tanta informação e explicação sobre as adaptações de Power Rangers no mercado de tokusatsu. Dias atrás escrevi esse texto sobre toda a celeuma em volta de Jiraiya/Skifire na franquia da Hasbro e lá expliquei como isso não interfere na série original do ninja olimpíada de 1988, que ainda está e vai continuar por muito tempo em exibição via Tokusatsu TV.
E pra calar a boca dos desavisados, o próprio Takumi Tsutsui, o ator que viveu Toha Yamashi/Jiraiya há 30 anos na TV japonesa, curtiu a aparição de Skyfire. O mesmo relatou em seu blog pessoal. O site Mega Power Brasil, do nobre amigo Raphael, publicou essa nota sobre a celebração do ator.
Quer dizer, os próprios “haters”, que ainda acham que a antiga Saban proibia as séries japonesas de virem ao Brasil e outras falácias do tipo, não contavam que o Takumi iria aprovar a sua contraparte. Esse exemplo deveria ser seguido, afinal é o próprio Jiraiya dando boas vindas ao, digamos, seu “próprio eu” do multiverso de Power Rangers. Seguindo essa lógica, por que então fazer tempestade em copa d’água, né? Quem reclama com furor de Power Rangers é gente que não acompanha ou não tem interesse pela franquia. Gente que não amadureceu, não pesquisa, vive de achismos e não aprendeu as boas lições com os heróis japoneses até hoje. Será que eles vão seguir o exemplo de Takumi agora? O tempo dirá.
Apesar de ser baseado num episódio isolado de Ninninger (de 2015), onde Jiraiya aparece uma única vez, Skyfire tem boas chances de reaparecer cedo ou tarde na franquia. Quem sabe nos quadrinhos de Power Rangers. Aliás, isso é mais fácil de acontecer do que vir um “boneco” (entenda: action figure) do personagem. Pelo que ficou subtendido, Skyfire tem superiores no comando e tal detalhe pode abrir portas para a criação de uma contraparte do segundo Gavan no próximo ano em Power Rangers Beast Morphers (adaptação americana de Go-Busters, de 2012). E eu não duvido absolutamente de nada se a Hasbro criar uma saga baseada em Space Squad. Tudo pode acontecer nesse novo ciclo de Power Rangers.
Ah, é preciso que se diga que não haverá mais adaptações de séries de TV da franquia Metal Hero como acontecia nos anos 90. Até porque o episódio final de Robotack aconteceu em janeiro de 1999 e não dá mais pra ficar pegando cenas com filmagens à película hoje em dia. Elas estão defasadas há um bom tempo. É mais fácil Jiraiya ser lançado no mercado home-video estadunidense, assim como Jaspion que será lançado por lá em janeiro de 2019 (saiba mais aqui).

Voltando sobre o Takumi: particularmente eu esperava seu reconhecimento. O ator é bastante receptivo com os fãs brasileiros e é praticamente “de casa”. Mas cá pra gente, ele não está nem aí se os “mancheteiros” são revoltados contra Power Rangers. Essas adaptações não devem parar por aí. E nem adianta dizer por aí que “não deviam mudar o nome do Jiraiya”. Se fosse mantido, a birra seria a mesma.
Como diria a canção do Roberto: é preciso saber viver.
Usar o nome Jiraya (um herói folclórico) nos EUA é pedir por várias piadas com o “sábio tarado”(não que esse seja um personagem ruim).E podem me linchar, mas já estou imaginando os Power Rangers SPD enfrentando Macguaren e Satan Goss com sua música-tema inesquecível.
CurtirCurtir
Também prevejo isso, Anderson. Torço pra que isso aconteça.
CurtirCurtido por 1 pessoa