As séries Ultraman estão desaparecendo da Crunchyroll. E agora?

ultraman-leo
Ultraman Leo era até então a série mais antiga do catálogo do serviço (Foto: Divulgação)

Por mais que seja chato, saídas de uma ou outra série é normal em qualquer canal de streaming. Tudo isso funciona com licenciamento. Mas para quem é realmente fã de Ultraman, as baixas foram nesse fim de semana. Ultraman Leo (de 1974), Ultraman 80 (Eighty, de 1980), Ultraman Max (de 2005) e Ultraman Mebius (de 2006) foram expiradas na tarde deste domingo (14) do catálogo da Crunchyroll. Exatamente quando a série de Max completaria quatro anos de lançamento pela plataforma. Inclusive, esta foi a primeira série tokusatsu a passar no Brasil após Ryukendo (exibido pela RedeTV! em 2009).

A nota oficial publicada dois dias antes e pegou o público de surpresa. As baixas foram sentidas, pois foram justamente essas aquisições que ajudaram a popularizar a franquia Ultraman nesse mercado de nicho. No Brasil, boa parte dos fãs sempre divulgavam/apoiavam, mas não havia tanto amparo da Crunchyroll brasileira. Ao contrário da sua contraparte americana, as poucas séries tokusatsu não eram bem divulgadas e esquecidas na maioria das vezes. Tá certo que o carro-chefe da programação são os animes. Nenhum problema com isso. O problema era que não havia mesmo uma divulgação mais ousada do canal afim de estimular a vinda de outras séries do gênero. Outro caso à parte eram algumas fansubs locais que até hoje não respeitam os materiais oficiais e seguem copiando desenfreadamente tudo o que vem pra cá. No fim das contas, ficamos sem lançamento de Ultraman R/B e do anime SSSS.Gridman (baseado na série original de 1993).

Atualmente estão disponíveis no catálogo brasileiro as séries Ultraman X (de 2015), Ultraman Orb (de 2016) e Ultraman Geed (de 2017). Também podem ser vistas as séries Ultraman Gaia (de 1998) e Ultraman Nexus (de 2004) ao alterar o idioma da plataforma para o inglês americano e o inglês britânico.

ultraman-max
Ultraman Max foi a primeira série tokusatsu a passar no Brasil após Ryukendo

Claro, nada impede de que essas séries voltem para a Crunchyroll ou pode ser que nunca aconteça. Depende da Tsuburaya que serve com distribuidora. Se houvessem mais divulgação e boa vontade do resto do público de tokusatsu, poderíamos ver essas séries por mais tempo. Já que existem séries que estão no catálogo da Crunchy desde o começo.

O que nos resta agora? Aproveitar o máximo de tempo para ver ou rever os títulos disponíveis da franquia enquanto ainda estão no ar e antes de completarem aniversário. Como a esperança é a última que morre, fica aquela torcida pra que a parceria entre a Crunchy e a Tsuburaya seja renovada. Mas particularmente não tenho grandes expectativas. Imagino como deve ficar a sobrevivência da marca Ultraman no Brasil pelos próximos quatro anos. Uma das mais importante e relevantes do tokusatsu e que não deveria perder forças agora que está em acensão entre os jovens.

Leia também:

Séries “Ultraman” deixam o catálogo da Crunchyroll (Via JBox)


2 comentários sobre “As séries Ultraman estão desaparecendo da Crunchyroll. E agora?

  1. A verdade é que muita gente não quer experimentar tokusatsus mais antigos pelas limitações técnicas,e muitos não querem ver tokusatsu nenhum porque a maioria são séries infantis. Mas também desde que o CR anunciou um Steven Universe genérico como primeiro original não dá para confiar muito na direção.

    Curtir

Deixe um comentário