Super Sentai: Estreia de Ryusoulger é a melhor dos últimos anos

ryusoulger1
Os Ryusoulger em sua primeira pose de transformação (Foto: Reprodução)

Talvez você não esteja animado para ver mais uma série Super Sentai sobre dinossauros, mas saiba que Kishiryu Sentai Ryusoulger tem tudo para ser um título promissor da franquia. O primeiro episódio foi ao ar neste domingo (17) pela TV Asahi e chega com alguns diferenciais.

Pra início de conversa, além da temática sobre dinossauros, temos outra sobre cavaleiros medievais. A série começa com uma significativa passagem de bastão dos mestres para seus discípulos. Não chega a ser uma transferência de poderes. Master Red, Master Blue e Master Pink ainda se transformam em Ryusoulger ao lado dos seus respectivos aprendizes – Koh, Melt e Asuna. A relação entre eles ainda não foi aprofundado, o que deve acontecer de alguma forma durante a série (entendedores entenderão).

Leia mais: Coluna do Daileon#37 | Ryusoulger: Atores veteranos serão os mestres dos cavaleiros (via JBox)

Ryusoulger começa muito bem com a participação especial de atores que vieram de outras séries tokusatsu. Masaya Kikawada (Master Red) que foi Takeshi Hongo dos filmes Kamen Rider: The First e Kamen Rider: The Next, Jouji Shibue e Miyu Sawai, respectivamente Mamoru Chiba/Tuxedo Mask e Usagi Tsukino/Sailor Moon da versão tokusatsu de Sailor Moon. Outro nome de peso na trama é Jiro Dan, o lendário Ultraman Jack de O Regresso de Ultraman, como o Ancião da Tribo Ryusoul.

Leia mais: Coluna do Daileon#34 | Ryusoulger! Saiba tudo sobre o novo Super Sentai (via JBox)

A introdução mostra a estranha interação de Koh com a youtuber Ui Tatsui, neta do paleontólogo Naohisa Tatsui. A garota é atacada pelos Druidon, seres de uma tribo que sobreviveu à extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos. Um alívio cômico para a trama. Porém tudo foi corrido, mas sem perder a aura mítica do enredo.

kishiryuoh
O robô gigante Kishiryuoh enfrenta o primeiro Mynasaurus (Foto: Divulgação)

Ryusoulger investe em explosões, como na cena onde Ryusoul Red derrota os soldados Dorun e forma um triângulo de fogo. Nada de tão inovador, mas não deixa de algo que mareje os olhos dos fãs. Sem exageros nos efeitos especiais, Ryusoulger apresenta ângulos de cenas de ação que lembram um pouco de Power Rangers e até as recentes séries Ultraman. Em especial na luta do Kishiryuoh contra o Mynasaurus da semana. O mecha continua naquele estilo emperiquitado, mas a luta seguiu uma linha diferente das mais recentes séries Super Sentai e fluiu com mais naturalidade para os padrões do gênero tokusatsu.

A tendência é que Ryusoulger venha a ganhar um tom mais abobado com o tempo. Tem uma musiquinha de encerramento infantiloide e a volta da famigerada dancinha. Até na transformação temos dinossauros dançando e coisa e tal. Mas a expectativa é que a Toei consiga ao menos criar uma boa história, já que o staff de produção é praticamente novo e pode dar um novo rumo para a franquia.

ryusoulger2
Melt, Koh e Asuna; o legado dos nobres cavaleiros (Foto: Divulgação)

Ryusoulger foi a melhor estreia de Super Sentai dos últimos cinco anos. A série tem potencial para inovar no quesito roteiro. A formação ainda não está completa, pois ainda serão os membros Towa/Green e Banba/Black, que apareceram antes em Super Sentai Strongest Battle!!. Falei em potencial? Torço para Gaizorg voltar, já que um gancho foi deixado no final da minissérie. Isso esquentaria a trama.

PS: Rolou um causo no Twitter que acusa a dancinha de Ryusoulger – “Que Bom! Ryusoulger“, da cantora Sister Mayo – como parte do chamado marxismo cultural. Nada disso. Polêmica falsa. A dança pode ser bobinha e genuinamente inocente, mas os passos não são nada originais. Aliás, nada politizado. Nada subliminar. Nada que venha a corromper as crianças. Nada cientificamente comprovado por quem não tem minimamente noção sobre o universo do tokusatsu. Pais, fiquem tranquilos. 😉


2 comentários sobre “Super Sentai: Estreia de Ryusoulger é a melhor dos últimos anos

  1. Não vou fingir que gosto de ver zords dançando,mas isso é apenas uma tentativa bobinha de agradar crianças pequenas como as palhaçadas de Victor e Vincent em Power Rangers Ninja Steel.Desenhos como Steven Universe seriam exemplos melhores de marxismo cultural ,mas é melhor parar de falar para não fugir demais do assunto.

    Curtir

  2. A única coisa que eu teria para reclamar desse episódio seria dancinha daqueles mini-rôbos em CG na hora da transformação. Muito desnecessário. Fora isso(apesar do ritmo acelerado) foi um bom episódio, só acho que dentro desse período a estréia de Zyuohger foi melhor.

    Curtir

Deixe um comentário