Ultraman Decker: Agams foi a reviravolta que ninguém esperava e a mais importante para os rumos da serie

Yu Konagi vive seu melhor personagem na franquia desde sua atuação no filme solo de Ultraman Zero, em 2010 | Reprodução/Tsuburaya

Há quem diga que Ultraman Decker foi melhor que Ultraman Trigger: New Generation Tiga, mas eu discordo em partes. A série anterior se saiu bem melhor em termos de roteiro, construção de personagens, expectativas, surpresas e, é claro, referências ao Ultraman Tiga, que completou 25 anos na ocasião. Por outro lado, Trigger desperdiçou tempo com momentos bobos que poderiam ser melhor aproveitados com situações mais relevantes para a trama. Tirando isso, o saldo foi bem positivo.

Não que Ultraman Decker seja ruim, veja bem. A série, que homenageia os 25 anos de Ultraman Dyna, teve todos esses quesitos que mencionei acima, mas vendo os primeiros episódios a gente percebia que tava faltando alguma coisa no roteiro, um tempero pra agitar ainda mais a vida da atual equipe da GUTS-Select. A primeira metade tinha praticamente episódios isolados, como era comum antigamente nas séries de tokusatsu.

Ou seja, faltava um anti-herói como Ignis, de Ultraman Trigger. Não precisava repetir a mesma fórmula, pois não teria a mesma graça. Mas aí veio a segunda metade que deu uma reviravolta importante e mais do que necessária para a ocasião. Ficamos sabendo que Yuichiro Asakage, o cientista da TPU, é na verdade Agams, um alienígena que veio do futuro, participou de uma guerra contra a Sphere – que atacou Bazdo, seu planeta de origem -, e teve sua esposa exterminada pelos vilões.

A gente percebia que Asakage era misterioso, mas não imaginávamos a tal ponto de surpreender o espectador (continue assim, Tsuburaya). Agams foi um antagonista que ninguém esperava, já que Ultraman Decker beirava numa zona de conforto que poderia deixar a série desinteressante em algum momento. Aliás, o ator Yu Konagi melhorou sua atuação em comparação há 13 anos, quando ele viveu como Run, o hospedeiro de Zero no filme Ultraman Zero: A Vingança de Belial. Sem dúvida, Asakage/Agams é o seu melhor personagem da franquia.

Ultraman Decker termina nesta sexta (20), pelo canal oficial da Tsuburaya no YouTube. Talvez as homenagens à trilogia TDG cheguem ao fim agora, já que vem aí a série Ultraman New Generation Stars, que vai celebrar os 10 anos dos heróis Ultra da nova geração e servirá de aquecimento para a série principal que deve estrear em julho. Tudo indica que, talvez, não tenhamos uma homenagem aos 25 anos de Ultraman Gaia. Saberemos a resposta nos próximos meses…


Deixe um comentário