‘Kamen Rider Zeztz’ faz uma estreia convincente para o público fora do Japão

Nova série tokusatsu já está disponível no Brasil via canal TokuSato | Divulgação: Toei

Este fim de semana foi histórico para os fãs de tokusatsu, especialmente aqui no Brasil. Pela primeira vez, em quase 55 anos de Kamen Rider, uma série da franquia é transmitida globalmente. E o primeiro episódio de Kamen Rider Zeztz, que estreou no Brasil na noite deste sábado (6) — manhã de domingo (7) pelo horário de Tóquio —, acertou ao introduzir elementos que tendem a conversar bastante com o público ocidental.

A estreia de Zeztz marca uma nova fase para as séries Kamen Rider. De forma um tanto tardia, considerando que a Tsuburaya trabalha com lançamentos globais há um bom tempo. Mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? A decisão foi um grande acerto da Toei em todos os sentidos. A começar pelo visual do herói, que faz uma referência ao primeiro Kamen Rider e não é exagerado.

Se Kamen Rider Gavv, que foi uma ótima série, fosse a primeira tentativa global da Toei, talvez o resultado fosse frustrante, justamente por causa dos visuais gritantes dos heróis principais. Dá pra sentir a diferença no primeiro episódio de Zeztz, que veio com uma proposta mais sóbria para conquistar novos fãs fora do Japão.

Baku salva a idol Nem no mundo dos sonhos | Divulgação: Toei

O ambiente da série é bastante convincente para despertar a curiosidade de quem nunca viu uma série Kamen Rider. Além do visual que citei acima, o fato de Baku Yorozu, o alter-ego de Zeztz, atuar como um agente dos sonhos faz com que ele carregue claras referências ao James Bond. A abertura do episódio de estreia mistura um pouco o estilo do filme Deadpool & Wolverine (2024) — com moderação, é claro — ao apresentar os nomes do elenco principal. Um baita diferencial. Pelo menos até aqui, a transformação é diferente, com tons mais sombrios.

Nada na estreia de Zeztz foi exagerado. As sequências de ação — dirigidas pelo veterano Jun Watanabe — são atraentes logo nos primeiros minutos. Um prato cheio para quem gosta de filmes do gênero. O estilo é mais próximo aos doramas mais contemporâneos, outro ponto que pode ser atrativo. Humor e suspense são entregues ao público sob medida.

Praticamente todos os personagens principais foram introduzidos na estreia. O gancho que fica no ar é sobre a interação de Baku com a idol Nem. Na realidade, o herói sonha sempre em salvá-la, mas ela nem o conhece na vida real, pelo menos por enquanto. Muito provavelmente ela será vítima dos Nightmares, a raça de monstros da série. Nada disso é por acaso.

A relação de Baku com o mundo dos sonhos é muito forte, tanto é que ele foi convocado pelo misterioso Zero — que vai se apresentar como a moto humanoide — para enfrentar os Nightmares. Para quem é azarado em tentar ajudar outras pessoas na vida real, Baku tem a chance de transformar essa missão em realidade no mundo dos sonhos.

O despertar de Zeztz | Divulgação: Toei

Além do diretor de ação Jun Watanabe, Kamen Rider Zeztz conta com a direção geral de Kazuya Kamihoriuchi, outro veterano que colaborou para alguns episódios da franquia, incluindo Kamen Rider Gavv. O roteirista Yuya Takahashi acertou em cheio no primeiro episódio. Ele fez um ótimo trabalho em Kamen Rider Ex-Aid (2016), Kamen Rider Zero-One (2019) e Kamen Rider Geats (2022). Agora, sua responsabilidade é maior ao escrever a primeira série da franquia para o público internacional.

Já era hora de a Toei deixar de lado elementos exagerados, que certamente podem afastar um público que não está acostumado com tokusatsu. E tem tudo pra seguir com uma trama mais coerente, que atraia tanto as crianças do Japão quanto os jovens e adultos do resto do mundo. Zeztz já é um sucesso no canal TokuSato, da distribuidora Sato Company. Até o momento desta publicação, o primeiro episódio conta com 41 mil visualizações (considerando Brasil e o resto da América Latina).

Se Kamen Rider Zeztz vai vingar no Ocidente, isso o tempo dirá. Mas a proposta da série é ótima para formar novos fãs da franquia e de tokusatsu.

Assista ao primeiro episódio de Kamen Rider Zeztz:


Deixe um comentário