
Os episódios 27 e 28 de Kamen Rider Build dão sequência ao duelo entre a região de Touto e Seito. A batalha final, de 3 contra 3, foi marcada por duas novas formas do herói-título, desenvolvidas por Sento para vencer a guerra em meio a uma suspeita de traição entre seus aliados.
Após Kazumi/Kamen Rider Grease vencer a primeira batalha contra Rai Washio/Engine Bro’s, garantindo um ponto para Touto, já era esperado que Ryuga/Kamen Rider Cross-Z fosse derrotado por Fu Washio, que desta vez se transformou em Hell Bro’s (uma combinação da sua forma, Remocon Bro’s, com a de seu irmão).
O pior é que Ryuga hesitou ao ser enganado por Fu, que disse que seu irmão seria condenado à morte, caso perdesse a batalha, levando-o a perder de propósito e a chance de garantir de vez a vitória de Touto sobre Seito. Mas, por um lado, isso tinha que acontecer. A graça do roteiro era deixar o melhor para o final: a batalha entre Sento/Kamen Rider Build e Gentoku/Kamen Rider Rogue.

Em meio ao duelo, ressurge a suspeita de que Sawa tivesse traído novamente Sento e cia., ao roubar os dados da nova forma de Build, a Rabbit Rabbit. Mas tudo havia sido planejado por Sento em parceria com Sawa. Como a forma Rabbit Rabbit não seria suficiente para derrotar Rogue, Build inaugurou a forma Tank Tank.
Mas para isso, Nabeshima e sua família tinham que ser resgatados primeiro. Kazumi elevou seu ímpeto ao máximo para derrotar os Guardiões e salvá-los a tempo. Foi uma boa sacada do roteiro, que surpreendeu a todos. Por um lado, ninguém aguentaria outra traição da Sawa. Pelo menos ela deixou sua fidelidade canina por Namba e teve sua redenção ao mostrar lealdade pelos seus amigos.
O roteirista Shogo Muto usou a máxima que prega o seguinte: para enganar o inimigo, você deve enganar o aliado. E foi exatamente assim. A Toei utiliza esse recurso há algum tempo em alguns filmes crossovers e até de forma banal em certos momentos. Mas a situação foi muito bem conduzida e cumpriu a intenção de pegar o público de surpresa.
Touto saiu vitoriosa na guerra, mas Masakuni Mido, o Primeiro Ministro de Seito, pagou com a vida. Blood Stalk o matou e modificou o rosto de Namba com a aparência de Mido. Disfarçado, Namba toma posse da região de Seito. Ainda há muita água para rolar e o futuro da trama está mais imprevisível do que você possa imaginar.

Curiosidades
- Os episódios 27 e 28 de Kamen Rider Build foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 18 e 25 de março de 2018, respectivamente.
- No início do episódio 27, as imagens do flashback de Sento são do filme Kamen Rider Heisei Generations Final: Build & Ex-Aid with Legend Riders (2017).
- No mesmo episódio, o corpo do Nebula Hell Bro (do especial Kamen Rider Build ~The 7 Best Matches Raising the Hazard Level~, inédito no Brasil) pode ser visto brevemente durante a transformação de Fu antes de se combinar com as Gears para se tornar o Hell Bro.
- O episódio 27 foi o primeiro em que Build não usou nenhuma Fullbottles Abiótica.
- Esse mesmo episódio foi o primeiro a apresentar um tema de inserção em vez do tema de abertura.
- O título do episódio 28 (O Gênio Chega de Tanque) é uma referência ao filme de comédia japonês Baka ga tanku de yatte kuru (馬鹿が戦車でやって来る; algo como “O Louco Chega com um Tanque”, numa tradução livre), de 1964. 戦車 (Sensha) é lido como タンク (Tanku) no título, assim como no filme.
- Neste mesmo episódio, é mencionado que a região de Seito tem as Fullbottles de Touto que Kazumi havia capturado antes de se juntar a Sento e os outros.
- O episódio 28 é o segundo da série em que Atsuhiro Inukai não faz a narração, mas outros atores fazem.
- Os Hard Guardians fazem uma breve aparição no episódio 28.
Dublador da semana

Diego Muras é o dublador dos irmãos Fu Washio/Remocon Bro’s e Rai Washio/Engine Bro’s na versão brasileira de Kamen Rider Build. Ele também participou da dublagem do filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020), emprestando a voz para Jin/Kamen Rider Jin. Ainda no tokusatsu, Muras dublou Steel/Ranger Prata Fera Bot em Power Rangers: Morfagem Feroz.
Em produções de animê, Muras se destaca como Konohamaru Sarutobi em Naruto Shippūden, Warren Rocko em Fairy Tail, entre outros papéis.
*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.