Gozyuger: episódio “lost media” deveria ganhar nova versão protagonizada por Kohaku Shida

Kohaku Shida será a nova cara de Sumino | Divulgação: Toei

A recente demissão de Maya Imamori pela agência Seju e a Toei Company, o estúdio que produz No.1 Sentai Gozyuger, atual série Super Sentai, está rendendo e ainda vai render muito debate. É praticamente certo que não teremos as tais “provas” de que Maya consumiu bebida alcoólica aos 19 anos, sendo menor de idade, segundo as leis japonesas (lembrando que a maioridade para tal é a partir dos 20).

Não esperem uma explicação por parte das empresas responsáveis pela decisão. Por mais amargo que possa ser para nós, fãs de tokusatsu, essa decisão é irreversível. Ponto. Temos que aceitar de cabeça fria. Agora, acompanhem meu raciocínio: provavelmente a demissão da Maya deve ter partido primeiro da Seju e, em seguida, da Toei. Ou seja, como uma atriz poderia continuar em Gozyuger sem uma agência para representá-la?

Maya Imamori como Sumino Ichikawa/Gozyu Unicorn | Reprodução: Toei

O pior é que talvez essas “provas” nem sejam apresentadas por uma gestão interna entre as empresas, como comentei aqui no blog. Na semana passada, a imprensa japonesa divulgou um suposto novo fato de que Maya teria um segundo trabalho sem o consentimento da Seju.

Segundo um insider da produção de Gozyuger: “Dizem que Maya Imamori trabalhava às escondidas, sem a agência saber, em um ‘lounge’. É possível trabalhar em lounge a partir dos 18 anos, mas a maioria desses lugares serve bebida alcoólica… Isso pode ter sido o golpe decisivo para que a agência carimbasse o caso de bebida como ‘culpa dela, sem dúvidas'”.

Se for isso mesmo, Maya teria mesmo culpa nisso tudo. Mas, independentemente do caso, isso poderia ter sido resolvido nos bastidores, sem prejudicar a trama e sem gerar mais prejuízos com regravações de cenas — censurando a participação da atriz nipo-filipina. Essa situação gerou um episódio “lost media” em Gozyuger.

A história que (ainda) não foi contada

O episódio que originalmente estava planejado para ir ao ar neste domingo (16) foi cancelado em consequência da demissão de Maya Imamori. Seria a estreia de Tega Sword Gozyu Unicorn. O preview desse mesmo episódio “perdido” não foi exibido logo após o episódio 37 (que foi ao ar no dia 9 de novembro, um dia após o anúncio oficial da demissão da atriz).

A TV Asahi marcou a página oficial do episódio simplesmente com “Conteúdo de transmissão a ser anunciado” até um novo aviso — o que ocorreu ainda no meio da semana passada. Embora os detalhes deste episódio não tenham sido oficialmente divulgados pela Toei, o preview deste episódio “perdido” foi exibido acidentalmente na segunda-feira passada, 10 de novembro, durante uma reprise do episódio 8 de Boonboomger em um canal afiliado à TV Asahi.

O mais irônico é que esse mesmo episódio seria focado em Sumino Ichikawa/Gozyu Unicorn, a personagem de Maya Imamori. Há um registro da sinopse desse episódio perdido: “Sumino decide abandonar a carreira de detetive. Para seu último caso, ela aceita a missão de encontrar uma mulher desaparecida. Juntamente com os Gozyuger, Sumino se infiltra em uma festa em um salão de beleza onde a mulher estava presente.”

Registro com as sinopses dos episódios 37 e 38 (versão cancelada) de Gozyuger, que estavam previstos para ir ao ar com a participação de Maya Imamori | Reprodução: X/Twitter

Curiosamente, o título da versão cancelada do episódio 38 seria “Saigo no Irai!? Kagayaku Ōra wa Haikurasu”. Em tradução livre, seria algo como “O Último Pedido!? Uma Aura Brilhante de Alta Classe”. Aura é o nome da energia usada pelos Maskman, em referência ao uso do Sentai Ring, que está nas mãos de Garyudo para invocar o Red Mask.

Com a demissão de Maya Imamori, a Toei precisou fazer uma nova versão do episódio 38 (que originalmente estava planejado para ser o episódio 39), que foi ao ar ontem, 16 de novembro, com cenas regravadas sem a presença da atriz no elenco de Gozyuger. O episódio 39, que vai ao ar no próximo domingo, 23 de novembro, será uma espécie de recapitulação e finalmente vai apresentar pela primeira vez Tega Sword Gozyu Unicorn, além de ter uma provável referência a Maskman.

Nova cara

Por outro lado, temos também uma substituição. A Toei anunciou neste sábado (15) que Kohaku Shida, a Oni Sister (heroína amarela) de Donbrothers (série Super Sentai de 2022), vai interpretar a Sumino Ichikawa/Gozyu Unicorn em Gozyuger. Sua estreia será no episódio 40, que vai ao ar em 30 de novembro pela TV Asahi.

Kohaku Shida como Haruka Kitou/Oni Sister em Donbrothers | Reprodução: Toei

Nunca pensei em ver a Toei usando, nos tempos atuais, o mesmo recurso que a Televisa recorria no passado em suas novelas mexicanas. Trocava um ator (por determinado motivo) para manter o personagem. Um bom exemplo disso era o Firmino na versão original de Carrossel (1989), que era um inspetor da Escola Mundial que usava boina e barba branca e ganhou outra fisionomia, com barba curta e bigode em tons escuros com alguns fios grisalhos — e com aparência mais vigorosa.

Algumas pessoas também lembraram de casos de troca de atores em séries americanas de comédia, como aconteceu com a Tia Vivian em Um Maluco no Pedaço e Claire em Eu, a Patroa e as Crianças. É um modelo ultrapassado? Sim, mas ainda comum em produções norte-americanas. De toda forma, Sumino terá um destino na reta final de Gozyuger. É melhor do que ver a personagem morrer (como aconteceu com a primeira Yellow Four em Bioman, série Super Sentai de 1984) ou ver a personagem ir para uma missão especial repentinamente (como aconteceu com a primeira Reddle em B-Fighter, série Metal Hero de 1995).

Resta sabermos como será a interpretação de Kohaku Shida como Sumino. Ela tem uma ótima referência em Donbrothers e acredito que não será diferente. Claro que ela não tem culpa nessa substituição, já que está fazendo seu trabalho como atriz. Mas bem que a versão cancelada do episódio 38 poderia ser reapresentada no episódio 40, já com Kohaku Shida na pele de Sumino, para destacar bem sua estreia em Gozyuger.

Seria justo para amenizar toda essa situação traumática causada pela demissão de Maya Imamori, que talvez deva continuar sem uma devida explicação do que realmente aconteceu. O que temos são apenas suposições que não são verdades absolutas.

Cena do preview da versão cancelada do episódio 38, com Maya Imamori interpretando Sumino | Reprodução: TV Asahi Channel 1

3 comentários sobre “Gozyuger: episódio “lost media” deveria ganhar nova versão protagonizada por Kohaku Shida

  1. A garota não precisaria ter ido trabalhar em um bar se a Agência tivesse conseguido um salário melhor pra ela, o que mais tem são atores de Sentai e Rider tendo que ir trabalhar em empregos de meio período por que as agências ficam com quase todo o salário deles

    Curtir

Deixe um comentário